segunda-feira, 25 de maio de 2015

FATOS & MITOS PARTE 1



FATOS & MITOS PARTE 1




BEBIDA GELADA PROVOCA DOR DE GARGANTA.


Após cirurgia de amídalas, é recomendada a ingestão de sorvete para reduzir o edema e a inflamação provocados pela cirurgia. Seria surpreendente que em situações normais bebida gelada provocasse dor de garganta. Essa dor sempre é provocada por inflamação, quase sempre causada por infecção viral ou bacteriana.
O vírus da gripe tem predileção pela garganta e frequentemente provoca esse tipo de dor. Já a presença da bactéria é mais complicada, pois surgem placas esbranquiçadas na faringe, geralmente sobre as amídalas, às vezes chegando até a laringe, que é o órgão formador da voz, onde se encontram as cordas vocais. Por isso a rouquidão.
O problema é que, com frequência, uma infecção viral se contamina com bactérias, agravando o quadro. E bactérias na garganta são um mau negócio, pois podem provocar em jovens uma doença, chamada febre reumática, que destrói as válvulas do coração. Ou provoca até doença nos rins. Por isso, todas as infecções de garganta devem ser levadas a sério. Seu médico poderá lhe prescrever antibióticos. Em crianças, esse problema torna-se ainda mais crítico. Por isso, é preciso redobrar a atenção.
Mas, então, a garganta pode ou não pode doer após a ingestão de uma bebida gelada? Pode. Há pessoas alérgicas ao frio que, ao ingerirem qualquer tipo de alimento gelado, apresentam uma reação inflamatória na garganta seguida de dor. Portanto, temos de respeitar os queixosos, pois eles podem estar realmente desconfortáveis após aquela cerveja geladinha que você apreciou tanto. Porém, como não se trata de uma infecção, eles devem melhorar logo. Mas, se continuarem se queixando além da conta, o negócio é procurar você outros companheiros de bar.


TOMAR CERVEJA GELADA NO SOL DÁ DOR DE CABEÇA.

O sol pode provocar dor de cabeça pela dilatação dos vasos cerebrais que o calor provoca, mas a cerveja gelada nada tem a ver com isso. Aliás, ela pode ser um santo remédio para aliviar o calor e repor a sudorese e o desconforto. Porém, os limites são claros. Três copos de cerveja por dia são o suficiente. Falei três copos, não três garrafas. Beba com moderação. Mas se você tem tendência ao alcoolismo, fala muito em bebida, aprecia seus drinques acima da média dos amigos, o melhor é não beber. Pode ser um caminho sem volta. Em caso de dúvida, vá de água gelada, que ainda é o melhor mata-sede que existe.

VINHO BRANCO PODE DAR DOR DE CABEÇA.

Sim. No vinho branco existem algumas substâncias que desencadeiam cefaleias e enxaquecas, mas são reações individuais. Há pessoas que não sentem nada disso. Outras só são sensíveis aos espumantes. O vinho tinto parece provocar menos cefaleias, porque as substâncias que causam os sintomas encontram-se em quantidades menores nele, podendo até mesmo estar ausentes. O vinho não conta com a unanimidade do gosto popular. Muitos até o apreciam, mas são impedidos de bebê-lo porque depois apresentam dores de cabeça ou até sintomas digestivos como acidez gástrica e azia. Uma pena, porque o vinho é a legítima bebida dos deuses...

GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário :

ads